Minha estante

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[resenha] Assassinato no Monte Fuji

Por essas e outras que acho o Japão um país de cultura e pessoas interessantes.


Não sei dizer o que me levou a ler esse livro, afinal, eu tinha 10 anos quando o fiz, mas a estória marcante e com uma narração que prende do começo ao fim, nunca saiu da minha mente ao longo desses outros 10 anos - sim, tenho 20 -. Esse livro sempre me chamou a atenção no meio da mini-biblioteca dos meus pais. Entre livros de mecânica e de pedagogia, livros policiais como este e vários outros da Agatha Christie fizeram parte da minha infância.




Neste best seller japonês, seguimos o Ano Novo da tradicional família Wada - uma rica família de industriais - e a amiga americana de Chiyo Wada, Jane Prescott, que estava ajudando-a a terminar sua tese de mestrado em literatura americana. Jane sabe que a familia de Chiyo é muito tradicional e que o Ano Novo é um momento de intimidade da família, mesmo assim, depois de muita insistência por parte da japonesa, ela vai para o Japão celebrar. Jane se surpreende com a hospitalidade e receptividade da família da amiga, acalmando-se. Ela percebe que todos parecem gostar muito de Chiyo a ponto de serem capazes de fazer tudo por ela. Mas logo no primeiro dia, as coisas mudam quando Chiyo aparece transtornada no salão principal com as roupas ensopadas de sangue...

A estória é bem diferente de tudo que já li. Foi bom ler um best seller de país diferente que não dos E.U.A ou daqui mesmo. A autora, Shizuko Natsuki, é muito respeitada e famosa no Japão por seus romances policiais e este, Assassinato no Monte Fuji, é o primeiro e principal deles. A narrativa é simples, mas prende e deixa você desesperado por mais. Li o livro em um dia. E você segue cegamente o caminho que a autora te dá. Você desconfia de tal personagem, fica doido pra saber o que aconteceu, como aconteceu, em quem colocar a culpa, e no final, fica impressionado com o rumo que a estória leva.

O livro merece o respeito que ele tem no Japão aqui também. É inaceitável que nos prendamos a uma única cultura de massa, sem olhar para os lados e perceber que autores incríveis há por aí esperando para serem descobertos por mentes e mãos ansiosas de uma criança de 10 anos. Esse livro marcou minha vida, e quis compartilhar com vocês. =D

Espero que tenha interessado também. Beijos.

-

Nome original: Murder At Mt. Fuji (não consegui achar o nome em japonês)
Autora: Shizuko Natsuki
Editora: Editora Brasiliense
Número de páginas: 217
Tradução: Sonia Goldfeder
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

@whosthanny disse...

Adorei! O livro parece ser ótimo e deve ter na biblioteca da universidade HAUAHUAH acho que vou ler, é fininho e tals *-*

Beijos,
Thanny in Wonderland
http://whosthanny.blogspot.com/

Mai-chan disse...

É perfeito. Tu lê de uma vez. A história instiga!

♥ Danny ♥ disse...

Gosto muito de romances policiais e também me interesso muito pela cultura japonesa, então acho que esse livro é uma ótima dica, obrigada.
Também já li vários livros da Agatha Christie, foram os livros dela e os de Sir Arthur Conan Doyle que me fizeram gostar tanto de ler romances policiais.

cshigue disse...

O livro em japonês se chama W no Higeki (Wの悲劇), com várias adaptações em filme. Em inglês, foi traduzido como W's tragedy. Procurava este livro em inglês, e achei absurdamente improvável que houvesse algum em português... Agradeço a dica!

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!

Direitos reservados

myfreecopyright.com registered & protected