Minha estante

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[resenha] A Mediadora - série

Eu quero um Jesse pra mim. #fato.

            
            Terminei de ler essa série fantástica mal fazem 5 minutos. Eu tinha que compartilhar com vocês assim que terminasse, e o último livro me deixou sem unhas e quase sem dedos de tanto nervosismo. Meg Cabot se supera a cada palavra que leio escrita por ela.



             A Mediadora conta a história de Suzannah Simon, uma jovem de 16 anos que, bem, é uma mediadora, ou seja, ela é capaz de ver, falar e até tocar bater em fantasmas. Desde seu primeiro fantasma, aos 2 anos de idade, as coisas foram um pouco complicadas para ela. Desde então, Suze nunca mais foi a mesma.

             O livro é todo escrito em primeira pessoa, todo do ponto de vista de Suzannah e escrito usando o passado, mas nos dando uma idéia de que as cenas estão acontecendo no presente. Interessante que a autora até se comunica com o leitor com umas tiradas do tipo "Ah, eu não sabia o quão errada estava...", um comentário que, embora siga a linha da escrita, dá a entender que a narradora está falando com o leitor, contando sua história diretamente a ele. Parabéns, Cabot.Vou falar de cada livro individualmente aqui. Confiram.

-

A Mediadora - Terra das Sombras


Nome original: The Mediator - Shadowland
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 288

            No primeiro livro da série, conhecemos Suzannah e toda sua personalidade irônica e sarcástica que amei logo de cara. Ela está se mudando de Nova York, onde nasceu, cresceu e viveu seus 16 anos, para o outro lado do país: Califórnia, pois sua mãe havia se casado novamente com um apresentador de um programa na tv a cabo de carpintaria e derivados. Suzannah aceita meio a contra gosto, mas aceita pois vê que sua mãe está feliz com Andy Ackerman. Chegando na casa a qual moraria a partir daquele dia - que ela já tem uma repulsa pelo fato dela - a casa - ter mais de 150 anos, o que é um grande indício de fantasma na área -, ela descobre que no seu quarto "mora" o fantasma de um espanhol bonitão chamado Jesse que todas nós fell in love no decorrer da série.
            Com o casamento, além de ficar longe da sua única amiga e de tudo que Suze já conheceu, ela ganha três meio-irmãos, filhos de Andy do primeiro casamento: Jake, Brad e David, que são apelidados por Suze de Soneca, Dunga e Mestre respectivamente. No começo é difícil saber quem era quem para o leitor, pois Suze só se refere a eles pelo apelido secreto.
            Logo no primeiro dia de aula na nova escola ela conhece o Padre Dominic e seu desafio: o fantasma de uma menina que está bem perturbada. Para surpresa de Suzannah, ela descobre que o Pe. Dom também é um mediador, já que Suze nunca havia conhecido um. Ambos ficam empolgados um com o outro, Suze por ter com quem compartilhar seu grande segredo e Pe. Dom por ter uma pupila.
            O primeiro livro já deixa claro a personalidade de Suzannah e o quão previsível ela pode ser em alguns aspectos - como por exemplo, o Pe. Dom ter certeza que Suze prefere bater e depois perguntar -, e o quão altruísta ela é, sempre ajudando os fantasmas que vêem ao seu encontro.

-

A Mediadora - O Arcano Nove


Nome original: The Mediator - Ninth Key 
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 272


            Desta vez, Suzannah tem que dar um recado. Um simples recado que o fantasma de uma mulher pediu aos gritos quando apareceu no seu quarto. Suzannah entende errado a quem deve entregar o recado e acaba se metendo numa confusão que poderá lhe custar a vida. Jesse e ela já desenvolveram um certo nível de amizade aham cláudia, senta lá. Suze deixa claro que quer resolver as coisas por si só, como tem sido desde sempre, sem deixar Pe. Dom e Jesse ajudar. Ela cria um forte laço com seu meio-irmão caçula, David, o único que entende mais ou menos o que Suzannah verdadeiramente é. 
             A estória continua cativante, a narrativa fáci, mesmo com os flashbacks que aparecem. Suze começa a narrar alguma cena, então para explicar algum fato daquela cena, ela volta até o acontecimento, narra ele e depois volta do ponto que parou para explicar. Parece confuso falando assim, mas não é. Na verdade, foi o flashback que já li. Você não se perde e continua instigado com a estória.

-

A Mediadora - Reunião


Nome original: The Mediator - Reunion
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 272


            No terceiro livro, Suzannah vai enfrentar a ira de quatro jovens que morreram num acidente de carro. Eles estão atrás do nerd da sala de Suze, afirmando que ele os matou. E Suze na sua pose mais altruísta e defensora possível, começa a ajudar o rapaz, o que faz que surja um mal entendido entre eles e um fio de esperança por parte dele. 
            Esse foi o livro que realmente me surpreendeu, no contexto da estória. Foi bem bolado tudo que aconteceu no acidente, muito bem bolado mesmo e mostra que nem tudo é o que parece. Suze e Jesse criam mais um laço mais forte ainda, chegando Jesse a ajudá-los - ela e o Pe. Dom - a falar com os jovens - que haviam tentado matar Suze também -. Vale ressaltar que fica claro a minha indignação com a realidade por causa desse livro. Nem o nerd mais nerd da escola da Suze - o jovem em questão - se parece com os nerds que conheço. Ah vá, só tem homem gato e deixar sem fôlego nessa série de livros. Quem me segue no twitter viu minha indignação enquanto estava lendo. #falomesmo

-

A Mediadora - A Hora Mais Sombria


Nome original: The Mediator - Darkest Hour
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 272


            No quarto livro, as coisas começam a se encaminhar de forma diferente. Suze, agora nas férias de verão, tem duas opções: ou arrumar um emprego ou ter aulas extras. Ela prefere o emprego, e vai parar um resort como babá. Ela acaba sendo babá de um jovem chato e medroso, que mais tarde, revela o por que de ser assim, nos levando a conhecer um personagem que terá grande papel nos dois últimos livros da série: Paul Slater, irmão mais velho do menino que Suze tem que cuidar.
            E também questões da vida e morte de Jesse vêm a tona. O padrasto de Suze, Andy, resolveu colocar uma piscina no quintal, começando uma enorme escavação, o que nos leva a conhecer qual fantasma Suze terá de enfrentar, e não é ninguém mais do que a prima e ex-noiva de Jesse, Maria de Silva. Ela ameaça a vida de Suze por causa da escavação, pois lá está o seu segredo. Suze percebe que realmente ama Jesse e que sempre vai amá-lo. Preciso dizer que esse é o meu segundo favorito da série toda?

-

A Mediadora - Assombrado


Nome original: The Mediator - Haunted
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 240

             No quinto livro da série, Suze tem que lidar com um fantasma do irmão de um amigo do seu meio-irmão mais velho, Jake hein?. Além desse infortúnio, ela ainda tem que lidar com Paul Slater, que se mostra um mediador muito mais poderoso que ela. Ele começa a entender que ele e Suze podem ser o casal perfeito, já que ambos tem esse dom - maldição para Suze - e que ela é muito mais poderosa do que imagina, talvez, até mais que ele. Paul tenta a todo custo  - leia-se: A TODO CUSTO MESMO - fazer Suze se apaixonar por ele, usando até de ameaças de exorcizar Jesse para mandá-lo para mais longe dela possível. Suze, claro, começa a lutar contra isso, embora goste do beijo de Paul. Mas a verdade está bem ali, na cara dela: que futuro ela teria com um fantasma? Além disso, ainda tem que lidar com o fantasma da vez que se convence a matar o irmão - que na opinião dele, é o que deveria ter morrido -.

-

A Mediadora - Crepúsculo


Nome original: The Mediator - Twilight
Autora: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 272

            Ah, esse é o meu favorito, apesar de quase me fez ter um ataque cardíaco, com certeza é meu favorito. Paul está convencido a tirar Jesse de vez da vida de Suzannah para, enfim, ficarem juntos. Novamente, ele é capaz de tudo - TUDO MESMO - e me deixou com uma raiva colossal dele. O livro todo passamos sofrendo junto com Suzannah e seu desespero para impedir Paul. Nesse meio tempo, ela descobre muito mais, tanto sobre seu dom maldição quanto sobre a família de Paul e com ele sabe aquilo tudo. O livro é agonizante. Chorei, sofri, sorri, quase morri. Posso dizer que Paul mereceu o que teve no final? Fiquei atordoada com todas as possibilidades que Paul apresentava e com as possibilidades de impedir que Suzannah também apresentava.

Capas alternativas.

            No geral, é um livro que, com certeza, comprarei a série para cada um dos meus filhos, netos, bisnetos, tataranetos...

            Suzannah é uma personagem forte, destemida, corajosa e não tapada, sem noção, desesperadamente vítima como algumas que li pelo meio do caminho. Meg Cabot mais uma vez me conquista com sua escrita e acho que dessa vez é eterno - até eu encontrar outro (a) escritor (a) que me conquiste assim -. Fico mais feliz ainda por não ter que sofrer por continuação da série como estou sofrendo por Torment e Passion (segundo e terceiro de Fallen), Tempest (terceiro de Sussurro) e principalmente Empire/Eldunarí (quarto e último do Ciclo da Herança).

Espero que tenham gostado e ficado com gostinho de quero mais.

Até o próximo livro.

Beijos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

Paula Roberta disse...

Eu queria ter essa série!

♥ Danny ♥ disse...

Só por ser uma série de Meg Cabot já vale apena ler! Quero ler essa série, mas preciso terminar de ler a série O Diário da Princesa antes disso.

@whosthanny disse...

Agora fiquei com vontade de reler a série! Gente, totalmente amo A mediadora, é uma das minhas séries preferidas eveeeer. E essas capas novas são lindas de morrer, tipo, preciso comprar, mas não tenho dinheiro :( Por que os livros da Record são tão carinhos ein?

xx thanny in wonderland
http://www.whosthanny.com/

Vicky-não-sei-das-quantas disse...

Ahhhhhh Meg Diva (apesar de só ter lido 6 livros dela)! Ai, ai, PRECISO do último rs

Jesse *suspiros apaixonados*

ana bia disse...

amei!soube dessa serie por uma amiga!e me apaichonei pela sinopse do primeiro livro vou correndo compra!adoro seu blog gosto muito de tosdos os livros que vc citou!como:torment,falem,crescendo e muitos outrosbjss

keity disse...

Tô no 2º Vol.
Achei o máximo essas ilustrações ai.. xD

CUIABAZAR disse...

Oiii... Nossa, li sobre a série e me apaixonei ainda mais. Agora, tenho mais motivos para ler TODOS! Gostaria de fazer uma pergunta... Estou lendo o livro "Crescendo", 2° da série "Sussuro"... O terceiro ainda não saiu?
Adorei seu trabalho aqui no blog...

Meu e-mail: npaulinoramos01@gmail.com

Beijos, Nat.

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!

Direitos reservados

myfreecopyright.com registered & protected