Minha estante

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

[Discussão] Onde está a casa dos 20?


Chegar aos 20 não é fácil. Reza a lenda que depois dos 15, os anos voam, e eu provei na pele que isso é verdade. A última vez que tive uma festa de aniversário foi a minha de 15 e olha e não teve toda aquela frescura. Chegar aos 20 foi um pouco complicado, me tornar adulta e encarar que logo a casa dos 20 também terá ido e chegará a casa dos 30 e assim por diante.




Hoje conversando sobre livros com meus três grandes amigos - todos na casa dos 20, incluindo eu -, deduzimos uma coisa: estar na casa dos 20 é uma merda. Essa deve ser a única explicação para os livros que lemos, estamos lendo e leremos - consequentemente - terem uma faixa etária na qual não nos identificamos mais e da na qual foi complicada e completamente diferente. Detalhe: gostamos de Best Sellers.

Não sei se vocês já repararam, mas os Best Sellers, que estão no auge agora, não importando se é sobre vampiros, imortais ou anjos, carregam características interessantes: narrativas em 1ª pessoa, ou seja, do ponto de vista da personagem principal, que geralmente é a menina de 15 - 17 anos; e uma faixa etária da qual muitas das pessoas que lêem os livros não fazem mais parte.

E outros Best Sellers, têm um enredo fascinante e que leva você numa investigação tão profunda que você  começa a dar uma de Sherlock Holmes e tenta descobrir quem é o (a) assassino (a), e a faixa etária desses protagonistas é entre 30 e 40 anos. Mas uma vez, nós da casa dos 20, ficamos de fora. Me pergunto se alguma vez alguém pensou na nossa faixa etária, e se tem todos esses elementos para transformar num Best Seller.

Claro, já tivemos grandes tentativas, como as de Anne Rice com seus vampiros na casa dos 20, mas essa época já passou há muito tempo. Gostaria de ver hoje em dia algum livro Best Seller, com um Edward, um Damen, um Sam, um Patch e um Jace protagonizando com alguma menina de pelo menos 20 anos. Entendemos, porém, que essa faixa etária - 15 / 17 e 30 / 40 - é a almejada pelos (as) autores (as) destes Best Sellers, mas, temos pessoas de outras faixas etárias - EU - que lêem esses livros.

Eu com minha mais nova aquisição - via sorteio xD - Os Intrumentos Mortais 1 - Cidade dos Ossos

Me pergunto se alguém já pensou nisso... E não adianta eu desejar um livro com a minha faixa etária, pois sei que quando este chegar, já estarei em outra faixa etária.

O que acham?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Oaken disse...

Super concordo! Será que na vida de um jovem adulto não acontece nada de excitante que renda uma boa estória? QUAL É A DE VOCÊS, AUTORES???

♥ Danny ♥ disse...

Estou dentro da faixa etária 15/17, por isso essa falta de personagens na faixa dos 20 anos ainda não me atinge, mas você me deixou preocupada, espero que quando eu chegar nos 20 já existam livros com personagens dessa idade, seria muito melhor se existissem personagens principais de todas as idades.

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!

Direitos reservados

myfreecopyright.com registered & protected