Minha estante

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

[resenha] Formaturas Infernais

Eu nunca tinha lido um livro de contos de autores diferentes antes, e eu estava um pouco receosa com relação à este livro por causa do imenso sucesso de Crepúsculo e pelo fato de ter um conto da Stephenie Meyer - a autora da Saga dos vampiros que brilham e não têm presas - no livro. Me enganei.


O livro tem contos para todos os gostos, e mesmo que você diga "Ah, ok, eu só vou ler este conto", é improvável que você faça isso. A sede por saber mais sobre o conto que você está lendo te leva a ler os outros, mesmo sabendo que não é uma continuação, o que é uma pena, pois há contos no livro que merecem continuação.




Além da Stephenie Meyer, temos também a Meg Cabot, conhecia pela série A Mediadora e O Diário da Princesa; Lauren Myracle, pouco conhecida aqui no Brasil, tendo como best seller o livro Rhymes with Witches; Kim Harrison, com livros ainda não publicados no Brasil - o que é uma pena -, como: Dead Witch Walking, The Good, The Bad and The Undead, Every Which Way but Dead e outros; e Michele Jaffe, pouco conhecida também. É autora de Bad Kitty, Bad Girl e Loverboy.

Todos os contos são completamente diferentes, tendo como único ponto em comum o baile de formatura - que leva o nome na capa como referencial básico pra o que está por vir, apesar que em alguns contos a ação não acontece propriamente no baile. Falando no baile, ele não é tão infernal assim. Nenhuma formatura eu achei realmente infernal, e não creio que tenha sido um erro de tradução, uma vez que o nome original é Prom Nights From Hell - algo como: Baile do Inferno.

Capa original - norte-americana e a capa brasileira (muito mais atrativa no meu ver)


Bem, falarei de cada individualmente, para então, vocês tirarem a conclusão de vocês.

A Filha da Exterminadora (Meg Cabot). Nota: 9.6
Como o título já fala, é a história de uma menina que é filha de uma exterminadora... de vampiros. Ou seja, ela fica caçando vampiros por aí e matando todos com todos os métodos convencionais que conhecemos desde sempre. O conto mostra ela caçando um vampiro em especial que não direi qual, e sua história de vida, como e porque ela se tornou exterminadora.
O conto é em primeira pessoa, variando entre a personagem principal e outros personagens. A história é simples e ao mesmo tempo interessante, e apesar do final ter sido escrito pra deixar um gostinho de quero mais, podemos imaginar o que vem pela frente. Como fã da Meg, ela me agradou - como sempre faz com tudo que leio dela - com a escrita: há detalhes o suficiente para visualizarmos a cena e podemos notar bem a personalidade dos personagens pelas suas falas.

-


O Buquê (Lauren Myracle). Nota: 8.0
Quando começamos a ler esse conto não entendemos a relação do danado do buquê com a história, mas no final ele faz toda a diferença. Como a própria autora avisa no começo, este conto é baseado em outro que ela leu anos atrás, entitulado "A Pata do Macaco" de W.W. Jacbos, e ela também avisa que devemos ter cuidado com o que desejamos. Levando em conta o terror que a autora bota ao explicar o quão macabro o conto de W.W. Jacbos é e levando em conta essa frase, podemos imaginar que esse conto será pesado.
O conto fala justamente sobre desejos. Um buquê amaldiçoado vai parar nas mãos de uma menina que tinha um desesperado desejo e, claro, que a merda está feita. A forma como a história é contada prende você do começo ao fim, desde o misterioso encontro com o buquê até o último pedido que ela usa como arrependimento. Lauren usa uma linguagem simples e demonstra desde o começo - usando uma personagem - que nem sempre o que desejamos pode dar certo.

-

Madison Avery e a Morte (Kim Harrison). Nota: 10.
O único conto do livro todo que mereceu essa nota. Como o título já divulga, é a história deste menina, a Madison, que vai à formatura da sua escola, que, por acaso, é o seu aniversário de 17 anos. Sua companhia dá um bolo nela e ela conhece um cara lá. A confusão começa quando esse novo cara dá carona para ela voltar pra casa. Eu nunca havia lido nada igual. Kim Harrison trata da Morte não só como uma personagem mesmo - eu só havia visto Neil Gaiman fazer isso e ninguém mais -, como também deixa pontos cruciais sobre a mesma em aberto e expostos. A Morte é, literalmente, encarada de uma forma sem igual; nenhum conto se compara com este. Essa autora vale a pena ler.

-

Salada Mista (Michele Jaffe). Nota: 6.3
Esse é um dos contos que não tem uma formatura propriamente dita. Na verdade, acho que a autora se perdeu no meio do "infernal". Não há nada de propriamente infernal nele. Poderia ser algo como X-Men, levando em conta que conta a história de uma menina com superpoderes (quase um mix de todos os X-Men que já vi e ouvi falar) que é incompreendida por Deus e o mundo - literalmente falando. Deus não aparece. - e que ainda tem o ímpeto de salvar uma menina tão incompreendida e tão cheia de poderes quanto ela. Conto fraco e com uma narrativa que força. Apesar de querer deixar um gostinho de quero mais no final, Michele Jaffe não consegue. É bem simples e, em certo momento, até óbvio demais.

-

Inferno na Terra (Stephenie Meyer). Nota: 9.0
O único conto que realmente chega perto do "infernal" que o título do livro propõe. Para quem está acostumado com a Saga Crepúsculo pode se surpreender um pouco com a forma como Stephenie escreve neste conto. A autora até tem um certo potencial com histórias narradas em terceira pessoa. É um conto onde o cenário é o baile de formatura em si, e onde o céu e o inferno realmente se encontram. Não direi mais nada, pois vale a pena ler essa história diferente desta autora, sua narrativa diferente e a forma como ela utiliza a terceira pessoa para mostra os diferentes pontos de vista dos personagens.

-

Bem, acho que é isso. Mesmo com apenas alguns contos realmente bons, vale a pena ler todos para você formar sua própria opinião. Este livro foi indicação da minha quase irmã Thayanna Máximo (@Maximo_s), e foi ela também que me emprestou e deu sua opinião.

Espero que vocês tenham gostado.

-

Nome original: Prom Nights From Hell
Autora (s): Meg Cabot, Lauren Myracle, Kim Harrison, Michellee Jaffe e Stephenie Meyer.
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288
Tradutor: Camila Mello
Onde comprar: Submarino, Saraiva, Siciliano

Clique AQUI para baixar o livro.

Até o próximo livro.

=D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

♥ Danny ♥ disse...

Bem legal o resumo que você fez de cada um dos contos do livro, sempre me interessei por esse livro por ter um conto da Meg Cabot, espero poder ler em breve.

Vicky-não-sei-das-quantas disse...

A brasileira é BEM melhor (o que é raro de acontecer)! Eu tentei ler esse livro, mas não consegui... Conto não é comigo.

Anônimo disse...

Oiii
Muito legal seu blog! estou seguindo e sempre estarei por aqui, ok?
Li e resenhei este livro estes dias no blog! O conto que mais gostei foi o da filha da exterminadora e da Madison! O da Madison bem que deveria ter uma continuação neh? Esses dois mereceiam *_*
O buquê eu achei muito tenebroso, com zumbis ecaaaa rsrs

Beijinhos;***

Thaís ☺

Postar um comentário

- Leu? Gostou? Não gostou? Não importa! Faça essa criança feliz do mesmo jeito e comente!
- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.
- Responderei seu comentário nesta página.
- Em caso de interesse em fazer parceria com seu blog, entre em contato.
- Caso você tenha um blog, fique atento (a), passei por lá com certeza. =DD
- Obrigada!

Direitos reservados

myfreecopyright.com registered & protected